Retrospectiva 2016

2016 foi bacana sim

Não sou muito de fazer retrospectivas, mas fiz o ano passado e gostei do resultado. Então aqui está o post novamente e, se reclamarem, farei ano que vem também.

Como não deu tempo de fazer isso no começo do mês, vou compartilhar um pouquinho de como foi meu 2016 antes que Janeiro termine.

Não sou muito de fazer retrospectivas, mas fiz o ano passado e gostei do resultado. Então aqui está o post novamente e, se reclamarem, farei ano que vem também 😛

2016 teve a dura missão de ser mais legal do que 2015, mas convenhamos, não teria como cumprir essa missão já que em 2015 eu me casei e comecei a trabalhar na Automattic.

WordPress e mais WordPress

Meu ano se mistura com a comunidade WordPress (como você já deve ter notado) e teve um belo começo em Janeiro quando dei um workshop de duas horas na Campus Party sobre campos personalizados. Os slides podem ser acessados no SlideShare e no Speaker Deck.

O Claudio Sanches também deu uma palestra bem legal lá na Campus na noite seguinte mas o que mais curti foi ele ter me apresentado o EasyEngine em uma de nossas conversas. Meu servidor havia caído umas horas antes e, com a ajuda do EasyEngine, eu subi um novo VPS e o configurei em menos de 10 minutos. Está rodando lindamente desde então.

Publiquei o post Configurando um VPS com EasyEngine para contar um pouco sobre a experiência que tive com esse CLI maravilhoso.

Participei de alguns meetups e palestrei em um deles sobre Empregos com WordPress (SlideShare e Speaker Deck) e, pela primeira vez, fui a um meetup do PHPSP.

Criei um novo tema para meu site após 3 anos sem mexer muito no layout e, mais uma vez, usei o Odin.

Completei 1 ano trabalhando e aprendendo muito na Automattic e comentei sobre essa trajetória nesse post, mas gostaria de deixar um spoiler aqui:

  • Nunca pare de aprender;
  • Se puder ajudar um colega, ajude;
  • Não faça apenas sua obrigação.

WordCamps

Participei também de alguns WordCamps (Belo Horizonte e Fortaleza) e ajudei a organizar a edição São Paulo com uma equipe linda (Allyson Souza, Anyssa Ferreira, Claudio Sanches e Leo Baiano – que organizou o WordCamp Salvador em 2014 e se mudou para SP no final de 2015).

Em Belo Horizonte eu não dei nenhuma palestra mas fiquei o tempo todo no stand do Jetpack e, durante a semana que passei na cidade, aproveitei para passear com Valério Souza e Vinicius Rezende. Ponto alto dessa viagem foi nossa (Allyson, Anyssa, Bruna, Claudio, Lívia, Valério e eu) visita a Ouro Preto.

Assistir a Orquestra Sinfônica de Ouro Preto tocando temas de filmes enquanto o Sol descia no horizonte com vocês foi algo que guardarei para sempre na lembrança.

Viajar para Fortaleza foi uma experiência bem bacana porque, além de palestrar sobre Empregos com WordPress, passei uma semana foda sensacional dividindo uma casa com grandes amigos da comunidade WordPress do Rio de Janeiro (Breno Alves, Guga Alves e Mario Ernesto) e pude conhecê-los melhor durante nossas conversas na madrugada.

Em São Paulo, além de ajudar com a organização, palestrei sobre Configurando SSL com Let’s Encrypt, EasyEngine e WP-CLI (olha o EasyEngine aí de novo) e, embora tenha sido um evento corrido, valeu muito a pena.

Esse ano não consegui ir ao WordCamp Rio de Janeiro porque eu completei 1 ano de casamento no mesmo final de semana e decidi comemorar com minha esposa e alguns amigos.

Criei polêmica

Publiquei alguns textos para falar um pouco mais além de WordPress e alguns criaram uma certa polêmica como Morando em um condomínio e outro post falando sobre Dividindo contas e licenças.

Mas eles sequer chegaram perto da maior polêmica em meu blog Como não pedir ajuda na comunidade WordPress, que gerou uma thread gigante nos comentários (a maioria de uma mesma pessoa). Vale a pena dar uma lida nele para entender que vida de voluntário na área de tecnologia não é tão simples como muita gente pensa.

Aproveitei a vida

Como nem tudo na vida pode ser só trabalho, também descansei, viajei e apreciei a presença de amigos em Durham e Whistler (OK que eram viagens de trabalho, mas me diverti muito também) e em outras oportunidades por aí:

View this post on Instagram

Rede é gol!

A post shared by Rafael Funchal (@rafaelfunchal) on

View this post on Instagram

Costela + cerveja

A post shared by Rafael Funchal (@rafaelfunchal) on

View this post on Instagram

Cycling with Automatticians #a8cgm

A post shared by Rafael Funchal (@rafaelfunchal) on

View this post on Instagram

Algumas calorias a menos com essa galera

A post shared by Rafael Funchal (@rafaelfunchal) on


2016 foi ótimo! Espero que o seu tenha sido magnífico também 😉

Um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Rafael Funchal

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading