Há algum tempo atrás fiz uma apresentação com o Deblyn Prado no WordCamp São Paulo com o título Fazendo milagres com WordPress na qual demos exemplos sobre o que pode ser feito com WordPress e plugins recomendados para cada caso.

Então pensei “E se eu criasse um post para cada cenário recomendando os melhores plugins existentes atualmente?” . Assim nasceu a mais nova categoria de meu site Plugins recomendados.

Para dar início à essa nova seção, escolhi o segmento de cursos 🙂

O Sensei é um plugin desenvolvido pela mesma empresa que criou o WooCommerce, o que torna a integração com esse plugin para criação de lojas online muito mais simples caso você deseje vender algum produto além de cursos.

Com o Sensei é possível criar cursos diferentes e aulas específicas para cada curso e também criar testes completos com vários tipos de perguntas como verdadeiro/falso, múltipla escolha etc.

Além disso, também é possível criar uma espécie de “banco de perguntas”. Assim, perguntas aleatórias serão exibidas para cada aluno quando o teste for aplicado.

Apesar de ser pago, o Sensei é compatível com diversos outros plugins, gratuitos em sua maioria, que aumentam ainda mais seus recursos.

O LearnPress é o plugin para cursos mais utilizado do repositório oficial de plugins do WordPress com, atualmente, cerca de 30.000 instalações ativas.

Ao contrário do Sensei, o LearnPress é gratuito, porém, alguns recursos devem ser adicionados por plugins pagos.

Com o LearnPress, é possível criar vários cursos e aulas para cada um deles também e, como ele é o plugin de LMS mais famoso do repositório, há algumas opções de plugins gratuitos disponíveis para ele também.

O CoursePress, assim como o LearnPress, é gratuito e está disponível no repositório de plugins do WordPress.

Atualmente, ele possui cerca de 3.000 instalações ativas, porém, é um plugin muito maduro e é mantido pelo pessoal do WPMU DEV, mesmos desenvolvedores do WP Smush it (plugin para otimização de imagens).

Todos os recursos desse plugin são gratuitos e é possível criar vários cursos diferentes, aulas para cada um deles, testes e emitir o certificado ao final do curso.


Essas foram minhas dicas de plugins para cursos mas, caso você não tenha curtido esses três plugins, há algumas dezenas de plugins focados em LMS disponíveis no WordPress.org/plugins.

Deixe uma resposta