Participo da comunidade WordPress há alguns anos e já palestrei, organizei e compareci a alguns WordCamps.

Mas o que é um WordCamp afinal?

Os WordCamps são eventos que apresentam as últimas novidades do universo WordPress, promovem o conhecimento e utilização da plataforma, além de propiciar um excelente networking para profissionais da área. O evento atrai um público diversificado, composto não apenas por programadores, mas por designers, publicitários, jornalistas, profissionais do marketing, estudantes e hobbistas.

Vale citar também que, assim como tudo feito pela comunidade WordPress, o evento é feito por voluntários e não tem fins lucrativos. Isso significa que todo o dinheiro arrecadado com o evento volta para os participantes (No #WordCampSP 2016 o ingresso custou R$ 50 mas foram investidos R$ 90 por pessoa, por exemplo).

Como todo o processo deve ser bem transparente, a aprovação de um WordCamp pode demorar alguns meses já que é necessário analisar os organizadores, as empresas que estarão vinculadas ao evento, orçamento e por aí vai.

Apesar de sempre anunciarmos os eventos assim que temos a aprovação da Fundação WordPress, muita gente reclama que fica sabendo deles muito em cima da hora. Devido a isso decidi escrever esse post.

Como se informar sobre os eventos

Todos os WordCamps feitos no mundo são mantidos dentro de um mesmo site, o WordCamp.org. Assim é possível criar um local que centraliza todas as informações de todos os eventos:

Essa é a central.WordCamp.org

Captura de tela do site Central.WordCamp.org

Para você ter uma ideia de como esse site é genial, a página Schedule mostra todos os WordCamps confirmados e até os que estão em processo de planejamento.

Você nem precisa abrir o site e ficar procurando por datas, você pode usar as seguintes ferramentas para ficar sabendo sobre os WordCamps assim que eles entrarem na agenda:

Assim fica extremamente fácil para ver quando um evento pertinho de você está para acontecer 🙂

Caso não tenha encontrado nenhum evento perto de você, não se preocupe, você pode ajudar a criar um WordCamp em sua cidade.


Curtiu as dicas? Como você costuma se informar sobre eventos relacionados a WordPress? Deixe um comentário, ele pode ajudar outras pessoas.

Deixe uma resposta