Hoje comemoro meu primeiro ano trabalhando na Automattic. Eu comentei um pouco sobre como foi meu processo de contratação nesse post, mas vou resumir aqui:

Tudo teve início quando saí da MailPoet em Julho de 2015 e enviei um email me candidatando à vaga de Happiness Engineer na Automattic na mesma semana.

Algumas semanas e alguns emails depois, eu estava começando meu período de experiência. Fato curioso: Comecei meu período de experiência 2 dias após me casar. Sim, foi bem corrido 😀

Meu período de experiência durou todo o mês de Outubro e, no dia 1° de Novembro recebi a ótima notícia que eu havia passado nos testes e recebi a proposta de me juntar à Automattic.

No dia 3 de Novembro de 2015 eu estava começando meu primeiro dia como funcionário e fui um dos primeiros Happiness Engineers brasileiros. Teve até post no blog avisando que teríamos suporte oficial em Português.

Não consigo acreditar como esse primeiro ano passou tão rápido.

Durante esse primeiro ano tive a chance de ver alguns colegas pessoalmente em três oportunidades: WordCamp US, no encontro da minha equipe e no encontro da empresa (que gerou essa foto).

Automattic in Whistler
Automattic em Whistler, Canada

Como já comentei sobre meu processo de contratação no outro post, vou comentar sobre o que mais gosto na empresa: Sua cultura.

A Automattic é uma empresa feita por pessoas sensacionais espalhadas pelo mundo todo que, apesar de terem culturas e costumes diferentes, se respeitam e são apaixonadas pelo que fazem.

Essa paixão e respeito é algo raramente visto em empresas brasileiras que, em sua maioria, ainda estão aprendendo a respeitar as pessoas independentemente de sua sexualidade ou gênero. Na Automattic, pessoas são pessoas… e isso é lindo!

Outro ponto bem legal é o “juramento” que temos em nosso contrato.

Os três itens que mais gosto são:

  • Nunca pare de aprender
  • Se puder ajudar um colega, ajude
  • Não faça apenas sua obrigação

Falei um pouco sobre eles na palestra Empregos com WordPress que fiz num meetup em São Paulo.

Nunca pare de aprender

Há sempre algo novo sendo lançado e, em nosso mundo de TI, precisamos nos atualizar sempre. Mas isso vai muito mais além de conhecimento técnico.

Ninguém é tão sábio que não tenha algo pra aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar.

Precisamos aprender diariamente com as pessoas ao nosso redor.

Se puder ajudar um colega, ajude

Já trabalhei em algumas empresas brasileiras em que o espírito era de “cada um por si” e isso gera uma competição desnecessária que impede o bem comum.

Uma das filosofias da Automattic é que todos possam se ajudar, assim todos crescem juntos.

Não faça apenas sua obrigação

Durante esse primeiro ano em que tenho trabalhado na Automattic, eu nunca vi ninguém utilizando a frase “Isso não é problema meu”. O que me lembra de uma frase do filme Robôs:

Viu a necessidade? Atenda!

Isso é muito bom porque te inspira a ter iniciativa e a crescer constantemente.


Espero que esse seja o primeiro de muitos anos de aprendizado na Automattic 🙂

Deixe uma resposta